terça-feira, 16 de agosto de 2011

O mundo dos superdotados

  
O mundo dos superdotados: superdotados de todo o mundo

CONTINUA  ....
Este livro traz várias histórias de pessoas que possuem superdotação, contem informações a respeito do que vem a ser superdotação, genialidade, porém a parte mais importante e gostosa de ler é sobre a vida dessas pessoas talentos, seus sentimentos, interesses, habilidades, e ver que ser superdotado não é ser o esquisitão que todo mundo pensa que é.
Pessoas inteligentes ou até mesmo superdotadas nem sempre são tão diferentes das outras pessoas como pensam a maioria, muitas vezes nem mesmo seus professores os reconhecem como superdotados. Em muitos casos, é necessário a aplicação de teste, pois nem sempre o psicólogo é capaz de reconhecer o indivíduo talentoso. Óbvio que pessoas com altas habilidades possuem suas particularidades, e quem não as possuem, existem alguns comportamentos diferentes , seus interesses são incomuns, mas também podem ser muito comuns, porém com certeza são mútiplos. Sua capacidade de execução de tarefas é superior a de muitas outras pessoas, entretanto, essas facilidades devem ser estimuladas, senão podem não se desenvolver.

Existe caso em que superdotado, mesmo que não estimulado não perde sua capacidade elevada para abstração, porém a chance de alcançar todo potencial pode se comprometer.
A partir do QI se descreve um tipo específico de personalidade, e vou mostrar esse perfil aqui através, principalmente, da história de alguns deles, contada por eles mesmos. A  personalidade de pessoas inteligentes, como quadro de referência também será abordada.
O perfil de personalidade do indivíduo talentoso não está tão distante assim das pessoas ditas normais. Até porque até hoje nenhum, profissional de saúde mental, me foi capaz de dar uma boa definição do que é ser uma pessoa normal. Nem sempre essas pessoas são identificadas sem a aplicação de testes de inteligência. Muitas vezes, as pessoas possuem ideias errôneas sobre quem seria e quem não seria um superdotado. Bom, ao menos isso aqui no Brasil. Se bem que em alguns outros países – de primeiro mundo - não é tao diferente daqui do nosso mundinho.
Como seria a vida de um superdotado iraquiano ou uma superdotada suéca? Ora, não dá para adiantar, senão perde a graça. Parte dessa resposta você vai encontrar aqui....(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário